sexta-feira, 1 de julho de 2022

 

TUTORIAL SOBRE SATELITES

     Eu, já faz uns bons anos, era fã incondicional das comunicações via satélite, no início da minha atividade como Radioamador, existindo ainda a MIR, juntei o útil com o agradável, uma vez que era apaixonado pelo Radio Packet (algo muito similar com a internet de hoje, mas mais lentinha), a MIR (estação espacial) tinha uma estação de packet a bordo (em VHF à brutal velocidade de 1200Baud’s por segundo) era sempre o juntar de dois mundos.

    Para operar este satélite, bastava um Radio portátil com 5W e uma antena dipolo vertical com 49,5Cms para cada lado e estava a estação completa.

      A MIR tinha 7 passagens por dia distanciando cerca de 1 hora e 30 minutos, no meu Locator à data IN50PF, sendo a 1ª e a 7ª passagens eram muito ruins, restava as outras 5, depois era 14 horas de intervalo até nova ronda. Hoje, a ISS tem semelhante atividade.

    Necessidade numero um, começar a chamar a estação (Não consigo recordar o indicativo de chamadas, nem tenho mais essa informação ou não  a encontro), depois de estar conectado, era fazer o RM (Read My message) podendo e devendo fazer um KM (Kill my message) desseguida, depois era fazer o LS KEPS (listar mensagens contendo esse nome KEPS do titulo) por forma podermos ter os dados Keplerianos actualidados para os próximos dias, de seguida poderíamos ter uma ou outra mensagem assim como deixar uma mensagem depositada como Boletim, acessível à leitura de todos, ou simplesmente endereçar a um pais ou a um indicativo em especial, sendo que só esse mesmo a conseguiria ler.

    Porque referi isto no paragrafo anterior?

    Porque é claramente da máxima importância, ter os dados keplerianos atualizados para se trabalhar satélite, hoje com a internet essa informação está ao piscar de olhos, mas à 20/25 anos atrás não estava mesmo, a Internet era ainda a impulsos de telefone, pagos a peso de ouro, e lenteinha (33k6) que metia dó!!! Mas era o melhor que havia à época :D

    Mais tarde acabei a adquirir um Radio Kenwood TS-2000 também com o intuito de trabalhar satélites, mas nunca tive muito sucesso acabado por perder o entusiasmo, ate porque nunca cheguei a ter antenas diretivas em azimute e elevação ligadas/instaladas para poder trabalhar com o sucesso desejado.

    Hoje, graças ao inicio do projeto do Roger Clark, tornou inicialmente um radio apelidado de “cangalho” “inútil” “sem qualquer interesse” para um firmware que se estendeu a mais modelos, hoje quase que todos gostariam deter este firmware no seu radio, mesmo sem ainda ser compatível… pois de momento permite potencialidades que outrora nos davam imenso trabalho de configurações e elaboração de CodePlugs para os rádios em questão, ao ponto hoje, de bastar ter configurado um canal para cada repetidor, em vez de os ter de colocar dentro de uma Zona Repetidor e depois criar 16, 32,  64 ou mais canais, cada um como seu TalkGroup (TG), assim pode criar um no TG 9, na TimeSlot (TS 1 ou 2) que desejar, porque a tecla * passou a mudar a TS entre a 1e a 2, tal como o # permite escrever o TG onde se deseja transmitir, entre muitas outras opções, como fazer Hotspot como radio ou optar por PWR de 100mW a 5W.

    Vamos então, agora ao que importa mais.

    Você tem um Radio compatível com firmware OPenGD instalar o firmware indicado para o seu modelo de Rádio, usando oOpenGD77 CPS mais atualidade não esquecer no final de tudo de fazer usar o instalar de satelites keps  para ficar com as ultimas versões de tudo.

    Quando ligar a primeira vez após a atualização, ir ao menu satélite, colocar a sua hora local, a posição geográfica e ir ao menu onde vi colocar a sua hora UTC, neste momento em Portugal é -1 Hora UTC.

    Depois disto terá a listagem completa dos 8 satélites disponíveis:

1.       AO-27

2.       ISS (Zarya)

3.       PO-101 (Diwata 2b)

4.       CAS3H (LilacSat -2)

5.       AO-91 (RadFxSat 1B)

6.       AO-92 (RadFxSat 1D)

7.       SO-50 (SaudiSat 1C)

8.       IO-86 (Lapan A2)


Agora é só colocar/selecionar o primeiro satélite e aguardar que esteja na sua orbita logo…

Para verificação gráfica poderá usar um software de track de satélites, eu uso o Satélite Tracking que está disponível na Store do Windows 10 e 11 e, parece-me muito bom.

Vá tentando fazer chamadas rápidas e repetidas vezes, não perlongue muito os QSO (eu não sou o melhor exemplo), porque o tempo (janela de oportunidade) de um satélite é sempre bem limitado e haverá mutos outros utilizadores que o vão querer trabalhar também.

Registe sempre o seu contacto das diversas plataformas disponíveis (QRZ, eQSL, ClubLog, HamQTH, LotW, etc) pois, só assim registaremos na História estes poucas e únicos passos por nós realizados.

Luis Cavaleiro
CT2HKY 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!!! Ficará online em breve...!!!